domingo, 18 de maio de 2008

É mais fácil dar o peixe

Quem nunca ouviu aquele ditado que diz: "é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe", pois é, seria bem melhor ensinar a pescar, mas acontece que dar o peixe é bem mais fácil. Isso acontece em relação a várias coisas nesse país, mas o assunto de hoje são as cotas.
Eu sou contra as cotas porque acho que é uma desculpa do governo para não melhorar a educação básica. Tudo bem que essas coisas não acontecem de uma hora para outra, e que muita gente não aguenta mais esperar para entrar na universidade, mas enquanto não cortarem o mal pela raiz, os negros e alunos de escola públicas vão continuar precisando de esmola para entrar na universidade, vão continuar dependendo de um número especial de vagas pra poder realizar um desejo de tantos e tantos brasileiros.
O mal do Brasil é justamente esse, em vez de resolver o problema fica criando novas formas de amenizá-lo e quando o povo se dá conta já virou uma bagunça tão grande que quase não se vê mais solução.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Aceito!

Ah! o casamento, há algum tempo atrás era o sonho de toda mulher. Entrar na igreja de branco e ver, esperando-a no altar, o homem da vida dela, com quem iria compartilhar muito mais do que a casa ou o colchão, a partir dalí seriam alegrias, tristezas, angústias, vitória, tudo o que há de bom ruim na convivência com o outro, e além disso viriam os filhos, uma família feliz, enfim, viver feliz para sempre.
Hoje em dia aparentemente esse não é mais sonho das garotas, o que aparece aos nossos é apenas a vontade de entrar na faculdade, se formar e ser uma profissional de sucesso. Mas como eu já disse, essa é a faceta que está visível aos nosso olhos, no fundo no fundo (ou segundo as aulas de psicanálise que ando tendo, no nosso inconsciente) o desejo de casar com toda pompa ainda está lá. Com o romantismo estando fora de moda as pessoas acabam escondendo seus desejos mais românticos, e algumas acabam ficando frias e hipócritas.
Pra mim, casa na igreja, ou melhor, estabelecer um vínculo eterno com a pessoa que você ama (nossa, mas que profundo) vai muito além de festas ou de qualquer outra 'badalação' que envolva o casamento, o real sentido está mesmo em poder jurar diante do maior número de pessoas que você "promete viver na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, mando e respeitando, todos os dias de sua vida até que a morte os separe" com aquela pessoa que você ama e que Deus escolheu pra você.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Mãe é sempre mãe

Sabe aquela mãe que sempre manda você sair do PC, aquela mãe que vive mandando você arrumar seu quarto, que diz pra você estudar mais, que pede pra você lavar louça, que briga se você chegou tarde em casa ou se saiu sem avisar? Pois é, essa é a minha mãe, e mesmo ela sendo tão "chata" assim, eu sei que tudo que ela faz é sempre pensando no que vai ser melhor pra mim.
Mas eu não vou ser injusta com ela e expor aqui só a parte ruim da história. O que eu faço todas as noites é agradecer a Deus por ter uma mãe tão atenciosa, companheira, divertida, alegre, com quem eu posso conversar, sair, assistir filme...
Mãe é só uma e a gente deve aproveitar o tempo que temos com ela, mesmo que seja brigando ou discutindo, isso faz parte da vida e principalmente faz parte da nossa relação com nossas com nossas mães.
Agora deixa eu ir porque vou almoçar com ela.
=D

Mãe, amo você.